Foi-nos lançado, em 2005 no Congresso da EFORT em Lisboa, o desafio de constituir um Registo Português de Artroplastias.
Desafio aceite, foi constituída uma Comissão, no Congresso Nacional em Outubro desse ano, com um mandato de 5 anos e a missão de levar à prática o RPA.
A ideia foi bem acolhida pelas Autoridades de Saúde que nos garantiram o apoio.
Seguiu-se um processo de debate interno donde saiu um projecto de base de dados a constituir, que para legalizar houve que submeter à CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados).
Depois de algumas emendas foi finalmente aprovado em Jan/08 (Autorização nº89/2008).

Tratou-se em seguida de levar à prática o que existia apenas no papel, e a versão experimental foi apresentada em Outubro de 2008, durante o XXVIII Congresso em Vilamoura, na presença do Presidente e do Secretário-Geral do EAR (European Arthroplasty Register).
As dificuldades foram sendo superadas e a fase de testes cumpriu-se.
Os diversos formulários testados e corrigidos, a estrutura organizativa trabalhada. Alargaram-se contactos e reuniram-se apoios.

A Assembleia Geral da SPOT, reunida no Porto em 28 de Março de 2009, aprovou o Projecto e determinou o início da recolha de dados a partir do dia 1 de JUNHO. Entretanto procedeu-se ao lançamento oficial do Registo Português de Artroplastias numa cerimónia que teve lugar em Sintra no dia 18 de Abril desse ano.

O RPA está activo desde 1 de JUNHO de 2009

 
Rua dos Aventureiros
Nº 19 B
Parque das Nações
1990-024 LISBOA
PORTUGAL

Tel. 21 895 86 66
E-mail: rpa@spot.pt